BAÚ DO TABU

A casa da livre palavra

A dona do cão Byron sofre de paralisia e ele, para ajudá-la, consegue até sacar dinheiro do caixa eletrônico

Ober un evezhiadenn

Byron, parceiro de vida da inglesa Kate Cruz, atende a mais de 100 comandos -- desde ajudar nas compras no supermercado até arrumar sua cama (Foto: Caters / News Agency)

Byron, parceiro de vida da inglesa Kate Cruz, atende a mais de 100 comandos — desde ajudar nas compras no supermercado até arrumar sua cama (Foto: Caters / News Agency)

Publiquei isso em blog alheio. Trago para cá porque gosto muito

Byron, este belo cão golden labrador, faz coisas de que até Deus duvida: arruma a cama, pega leite na geladeira, saca dinheiro no caixa eletrônico e até faz compras para sua dona.

Ele é oriundo do projeto inglês Canine Partners, que treina cães para serem parceiros de vida de pessoas portadoras de paralisia.

Não se trata nem de longe de escravizar animais, mas de aproveitar seu maravilhoso potencial e esperteza e tornar o que já é, desde sempre, o melhor amigo do homem, em um parceiro de vida que auxilia pessoas incapacitadas a readquirirem parte de sua liberdade.

Tal como cães-guia, que são os olhos de portadores de deficiências visuais, cães como Byron são pernas, braços e um ombro amigo. Recebem em troca carinho, conforto, alimentação sadia, cuidados veterinários e tudo mais que os cães pet costumam ter — com a diferença de que trabalha, com longos intervalos para descanso e lazer.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, Byron responde a nada menos do que 100 comandos.

Kate Cruz, portadora da síndrome de Ehlers Danlos, uma condição rara na qual os ligamentos, ossos e pele ficam tão fracos que para ela até abrir uma porta é impossível, não saía há ano e meio de sua casa em Hincley, Leicestershire, na Inglaterra, até receber Byron, então com 2 anos de idade.

Kate, 49 anos, hoje declara que não poderia imaginar sua vida sem o cão – e para ela, a palavra amigo recebeu outro significado:

– Ele me deu minha vida de volta. Posso viver de forma independente, sem precisar tanto do meu marido ou outras pessoas para fazerem tudo por mim, porque Byron está sempre lá.

Treinamento

Depois de meses de treinamento intensivo com voluntários adotivos de filhotes, os cães jovens são cuidadosamente combinados com novos companheiros, e o treino continua em suas novas casas.

Com a alegria própria dos cães de estimação, Byron está preparado para ajudar Kate no que ela precisar (Foto: Caters / News Agency)

Com a alegria própria dos cães de estimação, Byron está preparado para ajudar Kate no que ela precisar (Foto: Caters / News Agency)

A Canine Partners vem atuando para ajudar pessoas afetadas por doenças debilitantes, incluindo ex-soldados que foram feridos em ação. Os cães são treinados para atender as necessidades individuais e específica de cada candidato.

O parceiro de vida canino traz aos seus companheiros necessitados benefícios práticos, psicológicos e sociais, proporcionando independência e confiança, motivação e autoestima, além de companheirismo, sensação de segurança e aumento da interação social.

Dia a dia de Byron e Kate

Byron ajuda Kate a partir do momento em que ela se levanta: ele a ajuda em sua cadeira de rodas, todas as manhãs, agindo como um suporte para ela se mover da cama à cadeira.

Nenhuma tarefa é grande ou pequena para esse supercão. Na preparação do café da manhã, Byron corre para abrir a geladeira e pegar o leite. Retira as tigela no armário e, depois da refeição, coloca-as na lavadora de louças.

Ele acompanha Kate ao supermercado, conseguindo, nas prateleiras mais baixas, recolher itens da lista de compras. Sempre que precisa, abre a porta para fazer suas necessidades fora de casa.

Se Kate sofrer uma queda, Byron está preparado para  buscar o telefone, um travesseiro e um cobertor, mas tem bastante tempo para ser simplesmente um cão: uma das coisas de que ele mais gosta é correr pelo parque e ficar coberto de lama.

Advertisements

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out / Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out / Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out / Kemmañ )

Google+ photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google+ Log Out / Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s