BAÚ DO TABU

A casa da livre palavra

Em São Paulo, 35 milhões de pessoas estão a menos de 15 minutos de um helicóptero Águia, da PM. Os bravos salvavidas do Águia viraram série de TV

Ober un evezhiadenn

Um dos helicópteros Águia da Polícia Militar de São Paulo que salva vidas: agora, em documentários do canal Discovery

Um dos helicópteros Águia da Polícia Militar de São Paulo que salva vidas: agora, em documentários do canal Discovery

Publiquei isso em blog alheio. Trago para cá porque gosto muito

O Estado de São Paulo tem 42 milhões de habitantes. Desses, 35 milhões estão a menos de 15 minutos de um Águia, helicóptero da Polícia Militar.

A leitora e o leitor devem estar se perguntando qual é a relevância dessa informação, e respondemos: saber disso deveria deixar qualquer cidadão mais tranquilo, pois em uma megalópole como São Paulo – agora só a capital mesmo -, com um trânsito infernal e congestionamentos a qualquer hora, o trajeto que um carro de socorro demoraria uma hora para fazer um helicóptero Águia percorre em até 14 minutos, em média.

E isso é importante porque os pilotos, co-pilotos, médicos e enfermeiros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar que sobrevoam a cidade em missões de resgate lutam contra o relógio para chegar à vítima antes de decorridos os preciosos 10 primeiros minutos de um acidente – e ainda dentro da golden hour, a primeira e crucial hora para aplicação de qualquer procedimento com maiores chances para a sobrevivência do acidentado.

incêndio-440x247

Só para constar: 85% das vítimas resgatadas pelos Águias recebem alta hospitalar sem sequelas.

Daria um filme, não? Pois vai dar.

Em 2011, foram feitos 43 milhões e 200 mil chamados para o centro de comando da Polícia Militar do Estado, parte dos quais foi atendida por alguns dos 450 integrantes dos Águias, e foi socorrido em uma das 23 aeronaves.

Na capital, dividida em 4 zonas, ficam duas bases, com 6 aeronaves, que dividem os céus da cidade com os 600 helicópteros da frota registrada, os aviões de passagem e os que chegam ou saem dos dois aeroportos. O trânsito lá em cima é intenso, mas quando um Águia está em missão, procurando um local para pouso no meio do caos da cidade, todas as aeronaves em voo aguardam: os Águias estão salvando uma vida.

resgate1-440x247

Essas características superlativas de São Paulo e os desafios que os Águias enfrentam a cada dia fazem desse agrupamento único no mundo – fatores que levaram Fernando Medin, presidente do canal de TV a cabo Discovery, e Carla Ponte, diretora, a apostarem em um projeto ambicioso: levar o Brasil ao mundo, através da produção em 8 capítulos Águias da Cidade, que estreia hoje, quarta, 10 de outubro, às 22h20.

Cada episódio humaniza um grupo dos integrantes do Águia – que recusam o rótulo de heróis, até por considerar que todo herói tem uma lápide. A produção foi construída para mostrar o árduo trabalho do dia a dia – em que marido comandante e esposa médica, por exemplo, nunca assumem a mesma missão, para não haver o mais remoto risco de que que seu filho se torne órfão de pai e mãe ao mesmo tempo.

águias-em-ação1-440x247

Um detalhe interessante foi a solução para a filmagem, uma vez que não era possível, por questão de espaço e problemas operacionais, embarcar um cinegrafista nos helicópteros: cada membro do Águia recebia uma câmera, que ficava escondida na lapela do uniforme, e era acionada menos de três minutos depois que soava o alarme para uma nova missão. Além disso, uma pequena câmera era entregue para alguém mais a bordo, que filmaria se houvesse condições.

Assim, roteiristas, diretores, produtores da Discovery só conheciam o conteúdo das imagens assim que a aeronave voltava para a base.

Os episódios podem ser vistos neste canal

Advertisements

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out / Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out / Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out / Kemmañ )

Google+ photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google+ Log Out / Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s